Socorro! É o golpe! Agora não tem mais jeito

Crédito da foto: www.f5news.com.br
Crédito da foto: http://www.f5news.com.br

Num ótimo artigo publicado no site Carta Capital o professor, economista, ex-ministro e atual apoiador do Partido dos Trabalhadores, Antônio Delfin Neto, dá um “esculhambão” geral, que, óbvio, não está repercutindo nem de um lado nem de outro do espectro político nacional.

Nem podia!

Ele esculhambou, de um lado, a tessitura do derrubamento da presidente Dilma Rousseff.

Ele esculhambou, de outro, a ignorância que grassa, desde muito, nas esquerdas, e que diz respeito (e aqui é o ponto) ao MERCADO.

Delfim Neto lembra, se é que alguém ao menos sabe disso, que o MERCADO não foi criado por capitalistas ou, vá lá, por anticapitalistas.

Mercado é mercado e existe desde que o primeiro senhor barbudo de turbante na cabeça resolveu vender algum excedente de sua produção em alguma pracinha do Oriente antigo, isso há uns 10 mil anos.

Por alguma razão que só a ignorância marxista explica (já que o velho barbudo não falou nada disso) o MERCADO foi associado ao Capitalismo, e, consequentemente, demonizado.

Por alguma razão, que só o laissez-faire capitalista (“deixe que eu te explore muito, e cale a sua boca”) explica, o MERCADO foi apropriado pela nata do capital.

O economista estava falando da Grécia-Brasil ou do Brasil-Grécia, onde as baratas tontas correm soltas, enquanto os países penam e agonizam em suas respectivas crises.

É espantoso que em horas tão complexas como essas se procure demônios & culpados, e não se busque saídas que não venham a penalizar o grosso da população (e bote gente pobre em ambos os casos).

Também acho que está ocorrendo um GOLPE, e um GOLPE velho e célere.

Um GOLPE terrível e contundente que sequestrou a capacidade de as pessoas usarem o único instrumento que a natureza lhes legou: a INTELIGÊNCIA.

Socorro! É o golpe! Agora não tem mais jeito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s