Começa hoje a Virada do Cerrado

AViradaO Distrito Federal se mobiliza neste fim de semana para a primeira edição da Virada do Cerrado. O evento começa nesta sexta-feira, quando se comemora oficialmente o Dia do Cerrado, e prossegue até domingo.

A programação inclui a exibição de filmes da 6ª Edição do Circuito Tela Verde e debates com especialistas sobre educação ambiental, resíduos sólidos e sustentabilidade. As palestras fazem parte da atividade “Educares na Virada do Cerrado”, que apresenta a Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos, do MMA.

Importante ferramenta da estratégia é a plataforma Educares, infraestrutura tecnológica criada para divulgação e mapeamento de práticas de educação ambiental e coleta seletiva em resíduos sólidos. “O objetivo da Educares é oferecer um cardápio de possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica a analista ambiental Patrícia Fernandes Barbosa.

Tela verde

Já os filmes da 6ª edição do Circuito Tela Verde serão exibidos na sexta (11) à tarde e no sábado (12) pela manhã. No primeiro dia estão programados os vídeos Os Bamba (18 minutos), Paktizapango: o calcanhar de Aquiles (4 min) e Extrativismo sustentável da cagaita (6 min). No segundo dia entram em cena Tapajós: respeitem a forma da gente ser (4 min), Paraíba pede Socorro (17 min) e Artesãs do Cerrado (9 min).

As sessões serão seguidas por debates com produtores e especialistas convidados. “A ideia é fomentar a discussão sobre os desafios e as propostas para as questões socioambientais do País, contribuindo com a construção de valores culturais voltados à sustentabilidade”, destaca Patrícia. Tanto as palestras quanto a mostra serão precedidas pela exibição de curtas de animação.

Saiba mais

A Virada do Cerrado é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh) com diversos parceiros, entre instituições governamentais e da sociedade civil. Tem por objetivo mobilizar o cidadão em defesa da sustentabilidade do Cerrado, segundo maior bioma do América do Sul, ocupando 22% do território nacional.

No Cerrado encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. São 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

Com informações do MMA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s