“PSDB e PT discordam mais sobre alianças do que sobre inclusão”

Crédito da ilustração: jornalggn.com.br
Crédito da ilustração: jornalggn.com.br

[As divergências entre PSDB e PT não decorrem da relevância das políticas sociais e do papel do setor público em promover maior inclusão dos grupos mais vulneráveis. Desde 1994, ambos os partidos contribuíram para o desenvolvimento do amplo Estado de bem-estar social no Brasil, e as eventuais distinções refletem restrições conjunturais, e não divergências ideológicas sobre a relevância das políticas de inclusão.

A construção do SUS antecedeu a agenda de programas de moradia popular. A agenda de amparo à velhice, com a aposentadoria rural e os benefícios da Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), precedeu os programas que combatem a pobreza na infância, Bolsa Escola e, em seguida, Bolsa Família. A adoção de diversas políticas sociais e o aumento do gasto social e da receita de impostos e contribuições, ambos acima do crescimento do PIB, caracterizam tanto os governos do PSDB quanto do PT.

Ou seja, mesmo diante de restrições fiscais e orçamentárias, não ocorreram descontinuidades na oferta e no provimento de políticas de proteção e inclusão social entre os períodos tucano e petista.]

Para ler o artigo na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2015/10/1692263-psdb-e-pt-discordam-mais-sobre-aliancas-do-que-sobre-inclusao.shtml?cmpid=newsfolha.

Ilustríssima / Folha de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s