Parceria Transpacífico preocupa indústria brasileira

[A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acompanha com preocupação a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) anunciada, nesta segunda-feira (5), que cria uma área de livre comércio entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru e Vietnã. Para a CNI, o mega-acordo terá impacto negativo na relação comercial do Brasil com as 12 economias envolvidas na nova área de livre comércio.

No último ano, o Brasil exportou para essas 12 economias US$ 31 bilhões em produtos manufaturados, o que correspondeu a 35% de toda a pauta de exportação industrial. Com a assinatura do tratado, esses países terão cada vez menos barreiras, tarifárias e não tarifárias, no comércio intrabloco. O bloco reúne 805 milhões de habitantes e detém 40% do PIB mundial.

Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, a criação do novo bloco econômico mostra que o Brasil e o Mercosul precisam acelerar as negociações comerciais principalmente com a União Europeia e buscar acordos com os países que estão no Plano Nacional de Exportação, sem perder de vista os Estados Unidos. “Há três anos a CNI chama a atenção para a necessidade de novos acordos comerciais. Com o TPP, o Brasil deve perder preferência e competitividade no mercado americano e na região da Ásia-Pacífico e América Latina”, diz Abijaodi.

Para o diretor da CNI, os acordos do Brasil devem incluir barreiras não tarifárias, investimentos, serviços, propriedade intelectual e compras governamentais. Atualmente, o Brasil concentra as negociações em tarifas. Ele ressalta ainda que, enquanto o Brasil discute tarifas, esses países buscam o comércio do Século 21, retirando barreiras não tarifárias com novos padrões trabalhistas, de meio ambiente e investimentos.]

Agência Gestão CT&I, com informações da CNI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s