‘Uma jornada xamânica em “Blueberry: Desejo de Vingança”’

XamãALGUMAS NOTAS antes do link para o texto do Cinegnose, que seria um pecado tentar reproduzir aqui, por conta das ilustrações e do trailer que está no Youtube.

NOTA 01 – assisti ao filme umas trocentas vezes (como se diz em São Paulo). É um troço difícil. Pirante. Extraordinário.

NOTA 02 – a jornada de Jan Kounen remete, necessariamente, a uma visita “misteriosa” que uma índia (mexicana?!) fez à casa do diretor italiano Federico Fellini http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67848.shtml e http://www.minhadistopia.com/viagem-a-tulum-manara-fellini-e-castaneda/ e http://www.americanegypt.com/blog/?p=2143 e http://diacrianos.blogspot.com.br/2007/12/o-encontro-de-fellini-e-castaeda-viagem.html, cujo propósito seria conectar Fellini a Carlos Castaneda .

NOTA 03 – aparentemente a “visita” da mulher indígena a Fellini nunca ocorreu, e é apenas uma das muitas utopias que cercam o encontro entre o cineasta italiano e o antropólogo uruguaio-brasileiro, formado pela UCLA.

NOTA 04 – de certo, como relata Ricardo Feltrin, “Desde 1970, por 15 anos, Fellini tentou encontrar Castaneda. Essa reunião só ocorreu em 1985, em Roma, e, tão rápido como veio, Castaneda voltou a desaparecer, deixando para trás um cineasta assustado e atônito – como o próprio relatou em entrevista à revista italiana “L’Europeu” em dezembro de 1988.”

NOTA 05 – [Sinopse de Viagem a Tulum – (Viagem a Tulum, de Federico Fellini & Milo Manara. Rio de Janeiro: Globo, 1992, 84p.) Uma das mais belas e delirantes histórias-em-quadrinhos da segunda metade do século passado, a partir de um argumento para filme (nunca realizado) e que seria adaptado com brilhantismo invulgar por Manara, o desenhista de algumas obras-primas das HQs, como a genial Sonhar, talvez.], em http://diacrianos.blogspot.com.br/2007/12/o-encontro-de-fellini-e-castaeda-viagem.html.

Leia Uma jornada xamânica em “Blueberry: Desejo de Vingança”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s