“Vastos sertões”

vastos sertoes[ “Como podemos entender o sertão? E especialmente o Cerrado, que ocupa grande parte da obra e aparece em diálogo frequente com questões ambientais? Como a literatura e a historiografia ajudam a compreender o povoamento dessa região? Como podem ser interpretados os processos de expansão da fronteira Oeste na história mais ampla do Brasil? Vastos sertões procura responder a essas questões por meio do diálogo interdisciplinar envolvendo especialistas de diferentes áreas, como História Ambiental, História das Ciências (com atenção específica aos relatos de viajantes), História Política, Intelectual e outros campos do saber que se dedicam a estudos comparados (interamericanos e com outras partes do Brasil), bem como críticos da literatura brasileira. O resultado é uma coleção valiosa e esclarecedora de ensaios que exploram os vastos sertões do Brasil.”

O trecho acima, de Sterling Evans, da Universidade de Oklahoma, EUA, foi extraído do prefácio do livro Vastos sertões (Mauad Editora), que será lançado nesta segunda-feira, 30/11, na Livraria da Travessa (rua Sete de Setembro, Rio de Janeiro). Organizado por Sandro Dutra e Silva, Dominichi Miranda de Sá e Magali Romero Sá, o livro reúne artigos de especialistas de diferentes áreas, muitos deles autores de artigos publicados em HCS-Manguinhos.

A coletânea é dividida em três partes: História e natureza na interpretação da ocupação dos sertões e do Oeste; História e natureza na ciência; e História, natureza e literatura. Acesse o sumário e o prefácio.]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s