Doutrinação comuno-petista apavora e faz advogado conservador sofrer

AlmaO senhor da foto [1] é o advogado paulista Miguel Nagib [2]que ficou indignado pela “doutrinação” esquerdista de seu filho em uma escola do interior de SP e fundou o Movimento Escola sem Partido.

Contada assim de forma simples parece ser uma história simples.

E é simples sim, pois foi exatamente isso o que aconteceu.

A complicação está nas explicações, conexões e implicações da iniciativa nada surpreendente do seo [3]Nagib.

Um bom perfil do seo Nagib está traçado na edição em português de El País:

A indignação do advogado Miguel Nagib foi ao limite quando numa tarde de setembro de 2003 sua filha chegou da escola dizendo que o professor de história havia comparado Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, a São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da Igreja Católica. O docente fazia uma analogia entre pessoas que abriram mão de tudo por uma ideologia. O primeiro, em nome de uma ideologia política. O segundo, de uma religiosa. “As pessoas que querem fazer a cabeça das crianças associam as duas coisas e acabam dizendo que Che Guevara é um santo”, afirma ele, que é católico e coordena o Movimento Escola Sem Partido, questionado por educadores

“Ela já vinha relatando casos parecidos de doutrinação. Fiquei chateado e resolvi escrever uma carta aberta para o professor”, conta. Ao terminar o documento, imprimiu 300 cópias e passou a distribuí-las no estacionamento da escola da filha. A iniciativa, entretanto, não deu nada certo. “Foi um bafafá e a direção me chamou, falou que não era nada daquilo que tinha acontecido. Recebi mensagens de estudantes me xingando. Fizeram passeata em apoio ao professor e nenhum pai me ligou”, diz.

Mas não se iluda: seo Nagib admira e é admirado por gente como Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo; apenas no Facebook tem 4.655 “amigos”, mas no Twitter faz menos sucesso: juntando os seus três perfis conseguiu apenas 142 seguidores.

Das idiotices

Não é preciso ser muito esperto para saber que o seo Nagib, além de não gostar do que chama de “doutrinação” nas escolas, odeia as políticas sociais e inclusivas, o bolsa família; os gays, as “vadias feministas” (ops, feminazis) e que se considera um sujeito que trabalha muito e paga seus impostos para sustentar essa “corja toda”.

Não é preciso ser muito esperto para saber que o seo Nagib “fala mal” de petistas, de comunistas e de bolivarianos, embora ele não saiba quem foi Simon Bolívar e nem saiba ao certo o que quer dizer bolivarianismo (mas ele viu a palavra tanto em Carvalho como em Azevedo então ele segue em frente desfilando jargões e palavras de ordem).

Dos perigos

Seo Nagib é um perigo; ele “dá” palestras de norte a sul do país, escreve artigos em jornais e revistas e posta vídeos o Youtube.

Seo Nagib é aquilo que a gente pode classificar como conservador e reacionário (não chegaria a chamá-lo de nazista ou fascista ou nazifascista, porque acho que ele não saiba o que sejam essas coisas).

Seo Nagib é um sujeito desconectado de seu tempo; uma pessoa que ainda não chegou ao século 21.

Seo Nagib está preso ainda aos tempos da guerra fria.

Mas por tudo isso mesmo que seo Nagib é um perigo, pois trata-se de um ghost, de um fantasma, de uma alma-penada que vaga por esta Grande Terra de Tupã com sua pregação.

Se tem gente que morre de medo de almas penadas que vagam por aí, outras se encantam com a sua existência e até as seguem.

Notas

[1] A foto é uma reprodução do El Pais tirada de um dos perfis no Twitter de Miguel Nagib.

[2] Conheci alguns miguéis e uns poucos nagibs em minha vida. O meu melhor amigo na pré-adolescência foi um cara chamado Miguel Alcarpe, que tinha uma veia artística (acho que virou músico, mas não sei por onde anda). Os nagibs que conheci eram todos comerciantes.

[3] Seo é uma redução (processo em que palavras ou expressões são convertidas em outras menores), normalmente grafada “seu”, mas prefiro com “o” do final por se tratar da redução da palavra senhor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s