Após cortes, governo diz buscar formas para financiar pesquisas

“Kassab: encontrar mecanismos para financiar pesquisa e desenvolvimento é desafio”

Aquimia
Cortar, buscar; parece brincadeira do governo com a CTI – ilustração: planetaauroraalquimia.blogspot.com

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse ontem (28 de julho), no Rio de Janeiro, que diante dos recursos escassos do governo federal, de maneira geral, é um desafio encontrar mecanismos de financiamento da pesquisa e do desenvolvimento (P&D), que são o “verdadeiro instrumento de crescimento e desenvolvimento” no país.

Kassab disse que um dos mais significativos exemplos de investimento em pesquisa e desenvolvimento é a China, que há algumas décadas tinha patamares reduzidos em pesquisa, ciência e tecnologia, com índices de crescimento econômico muito baixos, e quando inverteu as prioridades, obteve saltos de crescimento, vinculados à pesquisa e desenvolvimento.

“No Brasil, nós temos que perseguir esse caminho”, disse o ministro, que participou da solenidade de entrega do Prêmio de Inovação Tecnológica 2016 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O ministro reconheceu que a economia nacional passa por um momento difícil, mas acrescentou que o setor da pesquisa, em especial, não pode ficar acuado. Com o apoio do governo federal, tem que descobrir maneiras e receber e conquistar recursos para que “possamos, dessa forma, encontrar a retomada do índice de crescimento do país”.

O governo, segundo o ministro, está debatendo quais os melhores mecanismos para atrair capital privado para isso, além de direcionar mais recursos públicos para o setor científico e tecnológico. Ele disse que é difícil dizer quando será tomada uma decisão, mas a resposta será dada “o mais rápido possível”.

O ministro disse não ver contradição em participar da entrega de um prêmio que incentiva a inovação tecnológica da parte de doutores pós-graduados, enquanto o governo anuncia o fim do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo ele, o programa não foi extinto, mas está sendo aperfeiçoado, em função das circunstâncias econômicas do país. Kassab disse que em 2013 o orçamento do ministério atingiu R$ 9,5 bilhões e hoje caiu para menos de R$ 5 bilhões.,  “mas todos entendemos que é por conta da crise”.

Alana Gandra, repórter da Agência Brasil; edição, Jorge Wamburg.

Link http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-07/brasil-tem-que-encontrar-mecanismos-de-financiar-pd-para-poder

Leia também

Sabesp quer ampliar tempo de outorga do Cantareira para 30 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s