Não é o saber, mas a ignorância que define a condição humana

IgnoranciaSão muitas as externações de ignorância. A palavra ignorância, a princípio, parece arrogante e injusta, mas não há como se escapar dela. Acabei de ver a postagem de uma internauta, no twitter, dizendo que as pessoas deveriam tomar cuidado com o PT (Partido dos Trabalhadores), pois o Lula é o “antes Cristo”.

Não precisamos espremer nosso cérebro pra chegar à conclusão de que a moça quis dizer “anti Cristo”.

Em meu comentário à postagem anotei ser incompreensível que gente desse tipo tenha ajudado a derrubar a presidente Dilma Rousseff da presidência da república – simpatias e antipatias à parte, pois isso não vem ao caso.

O que vem ao caso é que boa parte (a maioria) dos comentários nas redes sociais é destituído de precisão e de bom senso.

Se um país se pauta (e se pauta) pelo que escrevem e/ou dizem pessoas como a moça do “antes Cristo” é sinal de que alguma coisa deu errado por aqui.

No perrengue político-ideológico no qual se meteu o Brasil (mas não só ele, pois coisa similar se vê nos EUA e na Venezuela, por exemplo) o que ficou foi um vale-tudo insano, a indicar que o País (e os outros também) está rumando para uma zona nebulosa, a fazer jus à previsão do escritor português, José Saramago, a dizer que estamos indo rumo ao grunhindo.

Mas para não se dizer, por aqui, que só se fala de desencantos, decepções e estupidez segue, abaixo, uma notícia (informação) no mínimo “alvissareira” (sic).

 “Programa apoiará colaborações entre pesquisadores dos BRICS”

O BRICS STI Framework Programme (Programa Quadro BRICS de CT&I), fundo multilateral formado por agências de fomento do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, apoiará pesquisas colaborativas com abordagem multilateral.

O programa é apoiado pelo Future Earth. No Brasil, o Programa tem como parceiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que lançou chamada de proposta com prazo de submissão até 20 de setembro de 2016.

O objetivo da chamada são consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS para alcançar resultados técnicos e científicos de nível mundial; apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação realizados por grupos de pesquisa dos países participantes que contribuam para melhoria da qualidade de vida das respectivas sociedades; promover a mobilidade e o desenvolvimento dos investigadores por meio dos projetos conjuntos de pesquisa; selecionar propostas de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para a formulação de políticas públicas dos países envolvidos; e fortalecer o vínculo de pesquisadores dos países participantes nas áreas propostas.

A chamada envolve as seguintes áreas temáticas: Recursos hídricos e tratamento da poluição; Tecnologia geoespacial e suas aplicações; Energias novas e renováveis e eficiência energética; Biotecnologia e biomedicina incluindo saúde humana e neurociências; Tecnologias de informação e computação de alta performance; e Ciência e tecnologia oceânica e polar.

Para mais informações e roteiro para detalhamento do projeto acesse a chamada do CNPq no endereço http://cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=6822.

Para mais informações sobre o BRICS STI Framework Programme acesse http://brics.rfbr.ru/rffi/eng/brics.

Agência Fapesp.

Leia também

A política, quando é feita pelos novos usurpadores do Estado, é permitida (Wladimir Safatle / Folha de São Paulo)

Bancos boicotam economia com aumento de juros (Rede Brasil Atual)

Equipe de Meirelles tem primeira derrota na Câmara (Carta Capital)

Reforma monetária: hereges contra excêntricos (Carta Capital)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s