Governo do efetivado Michel Temer segue dentro dos conformes

haiti
O Haiti é aqui e em todo lugar – foto: UOL Notícias

Segue conforme o receituário imposto pelo neoliberalismo forjado nos anos 30 e, igualmente, na era Ronald Reagan[1]/Margareth Thatcher[2].

O mundo ocidental conheceu o auge da era yuppie[3] nas décadas de 80 e 90, quando a meritocracia foi elevada à categoria de padrão moral da sociedade, e os pobres e desajustados (por exemplo, hippies e usuários/dependentes de drogas) eram tratados como escórias da humanidade, gente incompetente e incapaz de se adaptar ao novo “maravilhoso” mundo que estava sendo construído a partir dos centros do capitalismo.

Apesar dos fortes indícios de crise mundial, já no final dos anos 90 do século passado (crise eclodida a partir de 2008), as teses reaganistas e thatcheristas continuaram “na moda”, curvaram e renderam as esquerdas e ainda fazem eco pelo mundo, como se pode ver neste nosso espaço-tempo sul-americano, no Brasil e na Argentina.

Para quem ainda guarda um certo distanciamento da história e não consegue conectar uma de suas fases com as outras, sugiro uma rápida pesquisa para conhecer um pouco mais a respeito da queda de braços entre a “dama de ferro” e os mineiros britânicos, em 1985, ou a leitura do livro de Seumas Milne, “The Enemy Within” (ainda sem tradução para o português).

Sobre a era Reagan, a sugestão é a minissérie The americans (com o símbolo do comunismo-marxista no lugar da letra a), de 2013.

Outras duas sugestões são o filme “Psicopata americano / American psycho” (1999), baseado no livro de mesmo nome, de Bret Easton Ellis, e a música “Fora da ordem”, de Caetano Veloso.

Nada disso é mera coincidência, muito pelo contrário: trata-se de uma série de desatinos e de retrocessos, um desencadear de estupidez e de burrices, que estão sendo impostas ao mundo, a partir das últimas decisões no Brasil e na Argentina, com grande respaldo popular, quer seja nos protestos de ruas (brasileiros), quer seja nas urnas (argentinas).

Notas

[1] 40º presidente dos Estados Unido, no período de 20 de janeiro de 1981 a 20 de janeiro de 1989.

[2] Primeira-ministra do Reino Unido, no período 4 de maio de 1979 a 28 de novembro de 1990.

[3] O termo yuppie (derivado da sigla YUP, expressão inglesa que significa Young Urban Professional, ou seja, Jovem Profissional Urbano) descreve um conjunto de atributos e traços de comportamento que vieram a constituir um estereótipo que se acredita ser comum nos EUA, Inglaterra e outros países do ocidente. (def. wp)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s