“Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”

Pensador
Pensador de Rodin – Reprodução

[As escolas brasileiras já podem preparar seus alunos para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

As inscrições devem ser feitas pelos colégios até 31 de março, no site da competição.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A premiação, além das medalhas, conta com uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq.

Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 42 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Programa de Iniciação Cientifica Jr. (PIC) e mais de 2.200 alunos participaram do programa como ouvintes.

A novidade deste ano fica por conta da participação dos alunos das escolas particulares, uma vez que a Obmep será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Esta integração deve aumentar a adesão de alunos participantes que no ano passado foi de 17,8 milhões e atingiu cerca de 99,6% dos municípios brasileiros com mais de 47 mil escolas participantes.

De acordo com a organização do evento, “a integração das olimpíadas tem como objetivo estender a todas as escolas do Brasil o acesso ao material didático de qualidade para ajudar a despertar o gosto pela Matemática entre os estudantes“.

As provas serão distribuídas em níveis 1, 2 e 3, sempre de acordo com o  currículo escolar. Serão duas fases de competição a  1ª fase será em 6 de junho, e a 2ª fase (fase final), em 16 de setembro.

A Obmep vai premiar separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Os para estudantes de escolas públicas receberão 500 medalhas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. Já os alunos de escolas particulares serão agraciados com 25 de ouro, 75 de pratas, 225 de bronzes e até 5.700 menções honrosas.

Criada em 2005 pelo Impa, a Obmep tem contribuído com a descoberta de jovens talentosos no país e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.]

Coordenação de Comunicação do CNPq.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s