“Brasileiros e alemães discutem liberdade de expressão em seminário na UnB”

[Na Europa e na América Latina, a expansão da tecnologia digital trouxe um grande desafio para a mídia: a busca por um modelo de produção, distribuição e acesso à informação de qualidade. Por outro lado, o acesso à internet também pode significar um estímulo à prestação de contas dos veículos de comunicação e de seus profissionais ¿ sugestões, reclamações e comentários chegam rapidamente às redações via e-mail e pelas redes sociais, aponta Fernando Oliveira Paulino, diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Paulino é um dos pesquisadores que farão parte do seminário ¿Mídia, Accountability e Liberdade de Expressão na Europa e na América Latina¿, organizado em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP), a Universidade Técnica de Dortmund (TU) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante uma manhã de debate, marcada para 21/06, cientistas e profissionais da Alemanha e do Brasil vão discutir questões relacionadas à liberdade e prestação de contas da mídia europeia e latino-americana. Um dos objetivos da troca de experiências é abordar o papel da imprensa para o fortalecimento da democracia e da diversidade.

Em países da América Latina, problemas já conhecidos estão de volta à tona. Pesquisas apontam um alto índice de concentração de propriedade da mídia, tentativas de interferência nos conteúdos veiculados pelo poder público e pouca prestação de contas das empresas do ramo.

Paulino cita ainda um outro perigo: ¿Existe um significativo grau de paralelismo político, ou seja, interesses cruzados entre proprietários de mídia e grupos políticos¿. A Europa também não está livre de dificuldades: a liberdade de expressão de grupos formados por refugiados e imigrantes, o funcionamento do sistema público de comunicação em alguns países são exemplos de temas em discussão.

A alemã Mariella Bastian, pesquisadora do Instituto de Jornalismo da TU Dortmund, vai apresentar resultados de uma análise feita no Brasil, Argentina e Uruguai. Ela investigou a relação entre imprensa e criação de sistemas de media accountabity como ombudsman, códigos de ética, conselhos de imprensa, blogs sobre mídia ou espaço para correção de erros. ¿É importante não ter uma perspectiva eurocêntrica. Muitas vezes, no mundo acadêmico, adota-se uma perspectiva da Europa ou dos Estados Unidos sem se levar em consideração as condições em outras regiões¿, comenta Bastian sobre seu estudo.

Por isso, a pesquisadora elaborou um modelo com diferentes fatores que influenciam esse cenário, como a relação entre mídia e política, liberdade de expressão, situação econômica, formação dos jornalistas entre outros.  Durante o seminário, Bastian vai apresentar ainda os instrumentos de transparência e que garantem participação do público existentes nos três países da América Latina onde concentrou sua pesquisa.

Dentre os debatedores está Susanne Fengler, diretora do Instituto Erich Brost para Jornalismo na Europa. A instituição faz parte do projeto Media Accountability e Transparência na Europa, uma pesquisa comparativa focada na prestação de contas dos veículos europeus. Carina Zappe, do Observatório Europeu do Jornalismo, também participa do Seminário.

Compõem ainda a programação Josenildo Guerra, professor da Universidade Federal de Sergipe, e Marcos Santuário, docente da Universidade Feevale. Eles fazem parte da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa, criada em 2005 para reunir estudos e monitorar a mídia brasileira.]

Serviço: Seminário: Mídia, Accountability e Liberdade de Expressão na Europa e na América Latina

Dia: 21/06

Início: 8h20

Local: Auditório Pompeu de Sousa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília)

Fonte: DWIH-SP

CNPq

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s