Expectativas e previsões sobre a condenação de Lula por Sérgio Moro

Lula
Reprodução (manipulada) de foto do El Pais, via twitter

Digamos, num exercício de retórica, que metade dos brasileiros esperava a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz curitibano Sérgio Moro.

Não cremos que essa metade toda odiasse o Lula e o PT ao ponto de desejar que Lula fosse realmente condenado e, posteriormente, preso.

É bom que se diga, para início de conversa, que a condenação não significa necessariamente prisão, pois ainda estamos em primeira instância e o próprio Moro já tratou de colocar panos quentes na história e não açular as massas contra ele mesmo e contra a justiça no geral.

Embora pairem dúvida no ar  se essa massa está assim com esse poder todo de mobilização, caso Lula vá para a cadeia.

Desde 2013 o que se viu foi uma mudança na história política brasileira e as coisas não são mais exatamente assim como, especialmente, pensam os petistas.

Já se disse por aqui em outras oportunidades que Lula não é exatamente um cara fraquinho, sem poder e o PT igualmente não é um partido que esteja se debulhando, embora aqui mesmo se tenha acreditado, num dado momento, se isso iria acabar por acontecer.

Não dá para concordar com alguns jornalistas (eles deveriam ter mais responsabilidade e precisão no que dizem) indicando que a condenação aponta para o fim do Lula e é uma mancha no seu curriculum e naquilo que ele e o PT defendiam como ideal, ou seja, a ética.

Talvez essa gente apressada queira fazer os gostos dos patrões, de quem lhes paga (isso é muito comum no meio dos jornalistas), mas também é correto dizer que por estarem encastelado nas suas redações, essas pessoas (os jornalistas) não conhecem as ruas, não sabem como pensa a população, nem desconfia por que e como as pessoas agem e fazem.

Numa analogia, são eles, os jornalistas, gente que anda às cegas, na contramão do mundo real.

É quase uma virtualidade onde essas pessoas vivem.

Tudo, portanto e no entanto, é prematuro.

Mas apenas gostamos de falar, como se está exatamente fazendo neste espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s