“Livro sobre impressão tridimensional apresenta conceitos básicos e cenário atualizado da área”

Tridimensional

[Após 10 anos da primeira edição de um livro em língua portuguesa sobre manufatura aditiva, tecnologia popularmente conhecida como impressão 3D, uma nova publicação no mesmo idioma se propõe a apresentar um cenário atualizado da área, destacando aspectos relacionados à sua utilização no desenvolvimento de produtos, no design, no planejamento de processos e na fabricação, bem como suas aplicações nos diversos setores de atividades. Este é o objetivo principal do livro “Manufatura Aditiva: Tecnologias e aplicação da impressão 3D”, publicação organizada por Neri Volpato.

Composto de 15 capítulos de autoria de diversos pesquisadores brasileiros especialistas em impressão 3D, o livro traz sete capítulos de autoria ou coautoria do pesquisador Jorge Vicente Lopes da Silva, especialista e responsável pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D-CTI) do Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer.

Os capítulos de autoria Jorge Vicente tratam de temas que vão desde a representação geométrica tridimensional para manufatura aditiva, planejamento, tipos de processos de fusão para pós-metálicos e não metálicos, até a aplicação direta da manufatura aditiva na fabricação final e suas aplicações na área da saúde. Neste último capítulo, o autor apresenta casos reais de aplicações da tecnologia desenvolvidas pelo NT3D-CTI junto a profissionais da área da saúde e que atenderam as necessidades de médicos e pacientes tanto na obtenção de próteses, quando na impressão de biomodelos que auxiliassem cirurgias de alta complexidade.

Há também um capítulo em que Jorge Silva trata de informações sobre sistemas computacionais para visualização e tratamentos das imagens médicas, destacando a eficiência do InVesalius, software gratuito e de código-fonte aberto, que desde 2001 é desenvolvido pela NT3D-CTI e que já foi baixado por usuários em 143 países. O InVesalius foi o primeiro software livre no mundo a oferecer a integração entre imagens médicas e manufatura aditiva com geração de modelos em STL (formato para representação de objetos para impressão 3D).

Segundo o livro “Manufatura Aditiva: Tecnologias e aplicação da impressão 3D” o mercado de tecnologia de impressão 3D é extremamente dinâmico passando de um pouco mais de 1 bilhão de dólares em 2007 para valores acima de 4 bilhões em 2014. Números semelhantes têm se apresentado nos anos seguintes. Esse crescimento tem relação direta no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações da impressão tridimensional em diferentes áreas para distintos fins. Assim, não surpreende o quanto à impressão tridimensional cada vez mais se aproxima do cotidiano da sociedade, seja na solução de um problema técnico industrial o ou da saúde humana e veterinária, na ciência forense, no design de moda, arquitetura ou até mesmo em área da fronteira da ciência como  exploração espacial e construção artificial de órgãos.]

Serviço

Livro: Manufatura Aditiva: Tecnologias e aplicação da impressão 3D

Organizador: Neri Volpato

Editora: Blucher

Disponível para venda em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/manufatura-aditiva-1298

Publicado no sítio NIT Mantiqueira,.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s