Como a mídia alinhada ao PT irá sobreviver após outubro?

Peao

Minha curiosidade é saber o que irá acontecer com as “mídias” alinhadas ao PT (e às esquerdas, naturalmente) após as eleições gerais de outubro deste ano.

Pode ser que elas resistam mais um pouco, até novembro, quando ocorrerá o segundo turno, mas a tendência é de fragmentação, com a possível e esperada derrota do Partido dos Trabalhadores, ainda mais se sabendo, já de antemão (a não ser que aconteça algum surpreendente fato novo), que Luís Inácio Lula da Silva estará impedido de concorrer, e dificilmente outro candidato petista terá sustância e estofo para aguentar a corrida eleitoral.

Aliás, diante dessa indefinição toda Lula parece pender para uma solução não muito ao gosto da militância, qual seja, Ciro Gomes.

Seja o que for que saia da eleição presidencial de outubro/novembro (creio que dificilmente alguém vencerá no primeiro turno) estarão, assim, abertas três possibilidades para as mídias (ainda) alinhadas ao PT:

– manter-se alinhada, já que muitas são petistas mesmo e não devem abrir mão de continuar na militância;

– fazer uma transição (que por ora não acontece) para um avaliação/reavaliação do modus operandi do petismo em seus quatro governos, mas mantendo um certo recato em apoiar abertamente um governo, mesmo que seja de centro ou até de centro–esquerda.

– fazer uma reversão total no sentido de uma oposição ferrenha, de negação, como muita gente vem ensaiando quando o partido, já cambaleante, ainda mantem uma sobrevida.

Da mesma forma que muitos “petistas de carteirinha” vieram, na verdade, do tucanato, e alguns apoiaram Collor e até mesmo a ditadura militar, eles não se vexarão de dar uma meia volta, passando a desqualificar o petismo, alinhando-se às ferozes criticas ao partido, coisa que está muito próxima de acontecer.

by Marcio Tadeu dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s